Organizações e Filiadas


São diretamente ligadas a Ordem DeMolay, dependem de alguma forma dos Capítulos como instituição base para sua existência. Existe uma Comissão Nacional responsável por estas Organizações e tem por atribuição organizar e estabelecer as orientações referentes a estas. Deve ainda, criar mecanismos para o melhor aproveitamento dos ensinamentos e da filosofia da Ordem DeMolay pelos membros destas Organizações. São consideradas Organizações Filiadas e Paralelas:


Conventos

Um Convento é uma instituição ligada a Ordem dos Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, conhecida como “Ordem da Cavalaria”, que congrega os trabalhos dos Cavaleiros e Maçons pertencentes à Ordem DeMolay com objetivo de aprimoramento ritualístico, filosófico, histórico e cultural de seus membros com base nos ensinamentos e histórias da cavalaria medieval.


Precepitório da Legião de Honra

Um Preceptório da Legião de Honra é uma instituição filiada à Ordem DeMolay que congrega Seniores DeMolays e Maçons que tenham recebido regularmente a Legião de Honra, ativa ou honorária, conhecidos como Legionários, e possuam seu título regularizado junto ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, tendo por objetivo congregar os Legionários de uma determinada jurisdição, preservando os valores da honraria, lutando pela contínua expansão e evolução do SCODB e defendendo os ideais e princípios da Ordem DeMolay.


Corte Chevaliers

Uma Corte de Chevaliers é uma instituição filiada à Ordem DeMolay que congrega DeMolays Regulares e Seniores DeMolays que tenham sido regularmente investidos no Grau de Chevalier e possuam seu título regularizado junto ao SCODB, cujo objetivo é congregar os Chevaliers de uma determinada jurisdição, preservando os valores do Grau e defendendo os ideais e princípios da Ordem DeMolay.


Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda

A Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é uma organização filiada, exclusiva para meninos entre 7 (sete) anos e 12 (doze) anos de idade completos, reconhecida pelo SCODB. Sua finalidade é incutir bons costumes através de suas cerimônias e de seus ensinamentos, como a justiça, verdade e sabedoria.


Clube de Pais e Mães

Os Clubes de Pais e Mães são organizações paralelas, exclusiva para pessoas relacionadas aos DeMolays – ativos e seniores – dos Capítulos DeMolay regulares, reconhecidas pelo SCODB, cuja finalidade é auxiliar o Capítulo DeMolay em atividades não relacionadas a trabalhos ritualísticos ou que envolvam os ensinamentos iniciáticos da Ordem DeMolay.


Alumni

A Associação Alumni de Seniores DeMolay do Brasil, denominada Alumni, é um órgão autônomo de representação e organização dos Seniores DeMolay, paralela ao SCODB, reconhecida como entidade legítima de representação dos Seniores DeMolay, reservando sua autonomia, sendo regida internamente nos moldes de seu Estatuto próprio.